Fusão pode estar por trás de parceria entre grandes companhias africanas

Parceria entre a Kenya Airways e a South African Airways pode culminar em uma fusão que pode se materializar este ano

Por Marcel Cardoso Publicado em 22/02/2023, às 08h38

Comissão de concorrência africana questiona parceria entre as companhias aéreas - Divulgação

Uma parceria entre a South African Airways, da África do Sul, e a Kenya Airways, do Quênia, está sendo alvo de uma comissão de concorrência do Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa), organização de integração econômica que é composta por 19 países do continente, o equivalente ao Mercosul.

Em novembro de 2021, as duas companhias haviam assinado um acordo de parceria estratégica que está agora sendo apontada como o marco fundamental para a criação de uma nova gigante africana este ano. Para tal, ela precisa ser avaliada pela entidade, que ainda não foi consultada sobre o assunto.

"Essa transação potencial, eu não vou chamá-la de fusão porque não foi apresentada a nós, mas essa transação potencial, se fosse categorizada como uma fusão, teria que ser notificada à Comissão porque a Kenya Airways opera em vários estados membros do Comesa", segundo o CEO da comissão de concorrência do regulador, Willard Mwemba. "A empresa que opera no Comesa é a Kenya Airways. A África do Sul não é um estado membro", concluiu.

As duas companhias têm, somadas, cerca de 50 aeronaves. A Kenya Airways possui uma frota composta majoritariamente de unidades da Boeing, enquanto a South African Airways, da Airbus.

Apesar dos questionamentos, a suposta materialização do acordo não sairá tão cedo, já que é necessário destravar a privatização de 51% da SAA. Desde junho de 2021, o governo sul-africano está analisando a proposta do consórcio privado Takatso, que ofereceu mais de R3 bilhões (R$ 850 milhões) por esta fatia.

Fusão África parceria Kenya Airways Quênia South African Airways

Leia também

Principal companhia aérea da África do Sul não está mais em crise
Latam iniciou vendas de passagens para a África do Sul