Jeff Bezos passou alguns minutos fora da atmosfera terrestre na nave New Shepard
Marcel Cardoso Publicado em 20/07/2021, às 12h00 - Atualizado às 14h31
O fundador e atual CEO da Amazon, Jeff Bezos, realizou o primeiro voo espacial privado da história. A viagem aconteceu a bordo da nave New Shepard, que atingiu a marca de 350.000 pés, aproximadamente 105 quilômetros.
O voo foi realizado pela Blue Origin, empresa criada por Bezos, pensando em atender especialmente o mercado de turismo espacial.
A partida aconteceu pouco depois das 10 horas da manhã (Brasília) em uma instalação da empresa, a 30 km da pequena cidade de Van Horn, no Texas (EUA).
Oliver Daemen, Wally Funk, Jeff Bezos e Mark Bezos, os primeiros tripulantes da viagem espacial comercial
A viagem inaugural teve como tripulantes Bezos, seu irmão, Mark, além de Wally Funk, de 82 anos, e Oliver Daemen, de 18, a pessoa mais velha e a mais jovem a ir ao espaço, respectivamente.
Seis minutos após o lançamento, às 10h18, a nave se separou do propulsor e cruzou a chamada linha Karman, a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço. Está foi a primeira viagem espacial privada a chegar a tal marca, superando os 89 quilômetros da rival Virgin Galatic.
Ainda que a SpaceX tenha realizado diversas missões para a Estação Espacial Internacional, os voos são parte do programa espacial da Nasa.
Jato de negócios com apenas um motor será apresentado nos EUA
Após a separação da New Shepard o foguete propulsor retornou para a Terra, pousando na vertical, como os modelos da SpaceX. Às 10h23, após dez minutos de viagem solo, a cápsula pousou de volta, através de um paraquedas.
A data do voo, 20 de julho, marca os 52 anos da chegada da humanidade à Lua.