Usúarios do fórum do jogos WarThunder publicaram informações restritas ao público sobre os caças F-15 e F-16
Por André Magalhães Publicado em 20/01/2023, às 09h40
Documentos confidenciais sobre os caças F-16 e F-15 foram compartilhados por usuários do fórum de jogos War Thunder nesta semana. A postagem apresenta documentos com detalhes técnicos classificados como não públicos, ou seja, são considerado de uso restrito.
A notícia tem gerando repercução e preocupação, pois dados do documento apontam detalhes considerados sensíveis, que podem comprometer a segurança e a estratégia operacional.
Em um dos post, um usuário relatou dados sobre o emprego dos mísseis ar-ar AIM-120 Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile (AMRAAM) no F-16. Já sobre o F-15, dados informavam detalhes das características de voo.
"Durante os primeiros testes de voo do F-15, uma oscilação [buffeting] foi descoberta dentro do envelope de voo normal do avião. A maneira mais simples de reduzir o buffeting foi remover a área das pontas das asas – eles reduziram a área em cerca de 9 pés quadrados para resolver o problema", postou um usúario no fórum.
Moderadores excluíram um dos documentos postados e foi relatado que, devido aos dados do referido documento, segundo as leis dos EUA, a publicação é proibida. Embora nenhum detalhes considerado secreto ou proibido tenha sido divulgado, apenas relatórios confidenciais, todos os materiais estão sob as normas do ITAR, o programa do governo dos Estados Unidos que restringe e controla a exportação de tecnologias relacionadas à defesa.
Os regulamentos do ITAR, criado pelo Departamento de Estado norte-americano limita a divulgação e transmissão de dados e informações sobre armas produzidas no país para estrangeiros. Entre os objetivos está salvaguardar a segurança nacional dos EUA e interesses gerais da sua política externa.
A desenvolvedora do jogo relacionado ao fórum, a Gaijin Entertainment, ainda não fez uma declaração oficial a respeito das postagens, mas já havia anunciado a proibição do compartilhamentos deste tipo de documento.
Não é a primeira vez que dados com confidenciais são postados. Em 2021, por exemplo, foram compartilhadas informações restritas do carro de combate britânico Challenger 2.