Forças Armadas realizaram ação contra garimpo ilegal

Operação contra o garimpo ilegal contou com a colaboração de militares da Marinha do Brasil e Força Nacional

Por Micael Rocha Publicado em 31/07/2024, às 07h07

Helicópteros da FAB auxiliaram para a realização da operação de garimpo ilegal em terras indígenas - Comando Operacional Conjunto Catrimani II

No último dia 20 de julho, as Forças Armadas conduziram uma ação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, como parte da Operação "Catrimani II". A missão foi denominada como "Xaraka II".

Ela contou com a participação de militares do Destacamento de Operações Especiais da Marinha do Brasil e agentes da Força Nacional. De acordo com a Agência Marinha de Notícias, os alvos da operação estavam na região de Waikás, a 300 km de Boa Vista, em Roraima, e às margens do Rio Uraricoera.

Garimpo ilegal desarticulado por militares e agentes da Força Nacional - Comando Operacional  Catrimani II


A operação contou com o apoio de uma aeronave H-36 "Caracal" da Força Aérea Brasileira. A participação dos Comandos Anfíbios da Marinha, do Grupamento de Mergulhadores de Combate e do 7º Batalhão de Infantaria de Selva de Roraima foi crucial para o sucesso da missão.

A infraestrutura do acampamento de garimpo estava avaliada em cerca de R$ 30 mil, enquanto a cassiterita encontrada, um minério de alto valor, era apelidada de "ouro negro". “A missão ‘Xaraka II’ foi mais um passo para desarticular o fluxo logístico do garimpo e neutralizar a infraestrutura que sustenta essa atividade ilícita”, disse o General de Divisão Cláudio Henrique da Silva Plácido, Subcomandante da Operação "Catrimani II".

A destruição desses recursos e equipamentos representa um golpe significativo nas operações de garimpo ilegal na região.

Airbus H225 Ministério da Defesa Destacamento de Operações Especiais Marinha do Brasil Forças Armadas Terra Indígena Yanomami

Leia também

Helicópteros da Marinha do Brasil e EUA irão transferir donativos entre navios
Mais um A-4 modernizado da Marinha do Brasil realiza voo inaugural