Força aérea da Rússia planeja substituir seus antiquados An-24 e An-26
Por Gabriel Benevides Publicado em 08/10/2020, às 15h00 - Atualizado às 18h59
Il-112v é o primeiro avião de transporte projetado na Rússia após a era soviética | Imagem: TASS
A força aérea russa deverá receber o seu primeiro cargueiro Ilyushin Il-112v em 2023, iniciando assim a aguardada modernização de sua frota.
A aeronave bastante aguardada pelas forças aeroespaciais russas, O turbo-hélice cargueiro será emrpegado em missões táticas e deverá substituir os veteranos da era soviética Antonov An-26 e An -24.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, dois protótipos serão entregues em 2021, inicando uma fase de ensaios e validação, onde uma bateria de testes operacionais vão comprovar a capacidade do avião em se enquadrar às necessidades dos militares.
“Deveremos transferir dois protótipos das aeronaves para o Ministério da Defesa para subsequentes testes até o final do ano de 2021. Após a conclusão esperamos fornecer as primeiras aeronaves de série a partir de 2023”, disse Denis Manturov, ministro da indústria e comércio da Rússia.
Considerada a primeira aeronave de carga desenvolvida pós-União Soviética, o Il-112V é equipado com dois motores UEC Klimov TV-117ST com 3.600 shp de potência. O avião pode transportar até 5 toneladas de carga, podendo ser configurado para transporte de pessoal, paraquedismo, evacuação médica (MedVac) e lançamento de cargas aéreas.
O Governo Russo espera que o fabricante Ilyushin possa produzir 15 unidades por ano, com a possibilidade de exportação.