Novo simulador da Academia da Força Aérea irá treinar os cadetes as operações no T-27M Tucano
Por André Magalhães Publicado em 25/08/2022, às 17h45
A Academia da Força Aérea (AFA) inaugurou na última quarta-feira (24), um novo simulador de voo destinado a formção dos cadetes em treinamento para o Embraer T-27M Tucano.
O simulador T-4000 foi modernizado para atender as novas exigências de ensinamentos durante instruções e deverá aperfeiçoar o aprendizado em uma série de fases do voo e gerenciamento de cabine.
Com a chegada dos T-27 modernizados, foi necessária uma atualização no simulador, que ganhou novos recursos, em destaque o glass cockpit, similar ao usado agora nas aeronaves reais.
"Somos capazes e desenvolvemos uma solução para um problema estratégico da Força Aérea Brasileira. Essa entrega contribuirá decisivamente na instrução básica com o aumento da eficiência na formação dos cadetes e economia recursos, estendendo inclusive, a vida útil das aeronaves. É um compromisso da DTI em investir para a modernização do ensino da Academia da Força Aérea”, destacou o brigadeiro Luiz Guilherme.
Com a novidade, os cadetes terão desde a formação básica uma imersão na aviação contemporânea, baseada sobretudo em sistemas digitais. Hoje grande parte da formação da FAB ocorre em aviões com cockpit digital, por exemplo, com o T-27M, passando para o A-29 Super Tucano.
“Sou muito grato aos Oficiais-Generais que confiaram na nossa missão e fizeram com que pudéssemos chegar a um dia como esse. Simuladores de baixo custo em benefício de uma séria Instrução Aérea”, ressaltou Piterson Marques Lisboa, chefe do Centro de Computação de Aeronáutica de São José dos Campos.
O evento contou com a presença do diretor de tecnologia de informação da Aeronáutica e brigadeiro do ar, Luiz Guilherme da Silva Magarão e do comandante da AFA, o brigadeiro do ar, Marcelo Gobett Cardoso, entre outros militares.