órgão tem possibilidade de controlar diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita
Por Gabriel Benevides Publicado em 24/06/2020, às 17h30 - Atualizado às 19h13
Instalações estão entre as mais modernas da força aérea e pretende ampliar capacidade estratégica do Brasil
A Força Aérea Brasileira inaugurou na última terça-feira (23) as instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE) localizado em Brasília. A cerimônia contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro e de autoridades civis e militares.
O COPE foi construído em parceria com a Telebrás com o objetivo de monitorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de uso civil e militar.
O órgão será responsável pelo controle de diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita. Segundo a FAB, as instalações do COPE foram projetadas com o mais alto nível de segurança e disponibilidade de rede.
“A inauguração das instalações do COPE representa um marco estratégico em prol da soberania nacional da área espacial. Este centro traz benefícios diretos e indiretos imensuráveis para toda a sociedade brasileira”, disse o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Bermudez.
O COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários utilizando a banda Ka, possibilitando o acesso à conexão de internet em todos os locais do país. A partir da banda X, é possível tramitar informações de áreas de defesa e governamental.