Aeronaves da força aérea turca operaram com aliados do Reino Unido, Azerbaijão, Jordânia e Paquistão
Por André Magalhães Publicado em 28/06/2022, às 10h25
A Força Aérea da Turquia está finalizando o exercício aéreo LIVEX Anatolian Eagle 22, que envolveu a participação de aviões de diversas nações aliadas, inclusive membros da Otan.
Aeronaves turcas e britânicas, pertencentes a Otan, bem como das nações parceiras da Turquia como Azerbaijão, Jordânia e Paquistão, treinaram durante uma semana táticas de Controle de Missão Aérea e Vigilância Aérea.
Neste exercício destacam-se a presença dos caças F-16 turcos e jordanianos, Su-25 do Azerbaijão e os aviões de controle aéreo avançado E-3A da Otan. Os drone de combate combates Akinci Comat da Turquia também estiveram presentes na manobra.
"A ligação entre RADU-ll/22 e AE 22 integra forças participantes, comando e controle e cenário. Minha equipe está totalmente integrada ao cenário multinacional da LIVEX através do Controle de Missão Aérea, Vigilância Aérea e Gerenciamento de Batalha para aprimorar nossas habilidades em apoio da Postura Integrada de Defesa Aérea e de Mísseis da Otan", publicou em nota a aliança militar ocidental.
Recentemente, caças turcos e britânicos realizaram um treinamento em conjunto que envolveu as aeronaves Eurofighter Typhoon e F-16 Fightning Falcon, respectivamente.
A Turquia é um dos membros de maior valor estratégico da Otan. Sua localiação é ponto cruacial na região do Mar Negro, que permite acesso a costa da Ucrânia e partes já anexadas pela Rússia.