Estão sendo cogitados o Boeing CH-47 Chinook e o CH-53 Super Stallion
Por André Magalhães Publicado em 05/01/2022, às 09h50 - Atualizado às 10h20
Capacidades de tranporte do Boeing CH-47 Chinook são múltiplas | Foto: Divulgação
A Força Aérea da Suíça poderá substituir seus helicópteros Eurocopter AS332 Super Puma e o Cougar por grandes e pesado helicóptero Boeing CH-47 Chinook e CH-53 Super Stallion.
A informação foi compartilhada pela Radio Télévision Suisse, de acordo com a rádio suíça, a força aérea do país europeu deverá substituir seus 15 Super Puma e os 12 Cougars entre 2029 e 2030.
Os grandes helicópteros poderiam ser utilizados em diversas missões, entre elas nas missões de paz das Nações Unidas.
F-35A da Coreia do Sul faz pouso de emergência após falha no trem de pouso
As aeronaves cogitadas são destinadas exclusivamente para missões de tranpsorte de cargas pegadas, além disso, ambas já têm histórico de exportação e de uso em conflitos armados.
Contudo, a escolha ainda poderá demorar, visto que não há uma data definida, acredita-se que tal decisão pode ser tomada até 2024.
No Brasil, a família Super Puma teve uma grande presença nas forças armadas, na Força Aérea Brasileira, por exemplo, o CH-34 Super Puma foi utilizado entre 1986 a 2015, quando foi aposentado.
O cenário das forças armadas do Brasil, no quesito grandes helicópteros, é feito pelo H-225M Caracal, as três forças militares receberam as respectivas aeronaves, contudo, cada uma com modelos específicos para cada missão.
O H225M Caracal é amplamente utilizado pela três forças armadas brasileiras | Foto: AERO Magazine / André Magalhães
Na FAB são conhecidos como H-36 Caracal, na Marinha como UH-15 Super Cougar, recentemente a aviação naval recebeu a versão AH-15B para ataque marítimos. Por fim, o Exército o renomeou como HM-4 Jaguar.