Força Aérea Brasileira recebe terceira unidade de avião-radar modernizado

Novos sistemas do E-99 tornam as operações mais eficientes e ampliam capacidade do avião

Por André Magalhães Publicado em 18/12/2021, às 13h30 - Atualizado em 20/12/2021, às 10h38

Novos sensores instalados no E-99M irão ampliar capacidades da aeronave  | Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu a terceira aeronave E-99 modernizada, que recebeu uma série de melhorias de sistemas embarcados. O avião-radar ganhou maior capacidade através da atualização de seus dispositivos.

A entrega foi feita nesta sexta-feira (17), na unidade da Embraer de Gavião Peixoto, São Paulo. A aeronave de matrícula FAB 6700 será operada pelo 2º/6º GAV-Esquadrão Guardião, sediado na base aérea de Anápolis, Goiás.

O E-99M, como foi designado pela FAB após a modernização, recebeu atualizações nos sistemas de guerra eletrônica, nos sistemas de contramedidas eletrônicas, ampliação da capacidade do radar de alerta aéreo, entre outras atualizações.

A modernização prevê a completa integracão com a plataforma Gripen E/F, o novo caça brasileiro, ampliando a capacidade da FAB em guerra centrada em rede.

O E-99M é um avião de alerta aéreo antecipado (AEW&C, na sigla em inglês), baseado na plataforma do Embraer ERJ 145 modificada para esse tipo de missão. A aeronave pode fornecer importantes e preciso dados sobre tráfego mesmo à baixa altura, fora da cobertura de radares terrestre, assim como gerenciar o combate aéreo. O poderoso radar do E-99M pode, por exemplo, coordenar a ação dos futuros Gripen E contra ameaças, inclusive guiando os mísseis contra o alvo. Com a atualização a precisão das informações serão ainda maiores para toda a frota de E-99M.

O processo de modernização foi conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), a mesma comissão que está coordenando o programa do caça Gripen F-39. Além disso, a Embraer está participando do programa, bem como empresas internacionais, como a Saab, a Aeroelectronica Internacional (Aeli) e a Rohde & Schwarz.

O contrato de modernização das aeronaves AEW&C ainda inclui mais duas aeronaves da frota a serem modificadas.

aeronave notícias de aviação avião aviação FAB Embraer Militar E99M