Parceria entre Embraer e Saab viabilizou a abertura da linha de produção do caça
Por Marcel Cardoso Publicado em 09/05/2023, às 11h13
A linha de produção do caça F-39 Gripen foi inaugurada hoje (9), pelo Presidente da República, na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
No local, 15 das 36 unidades da aeronave serão produzidas por engenheiros técnicos brasileiros que passaram por treinamento na sede do fabricante Saab, na Suécia. Agora, haverá a disponibilidade para o ecossistema completo, desde o desenvolvimento até a produção, em Gavião Peixoto. A previsão é de que o último caça seja entregue em 2027.
O Programa Gripen Brasileiro teve início em 2013, quando a Saab venceu a concorrência do Programa F-X2, destinada à substituição da frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato para o desenvolvimento e a produção de 36 aeronaves foi firmado em outubro de 2014. Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e outros dois chegaram ao país na última sexta-feira (5).
Segundo o governo federal, a parceria entre a Embraer e a Saab representa "um importante salto qualitativo e tecnológico", com alguns dos recursos embarcados até então inéditos para a FAB e a produção do Gripen também impacta a indústria de defesa nacional.