Florianópolis pode se tornar novo hub de cargas aéreas

Novo voo da TAP Air Portugal para Florianópolis transportará 300 toneladas de cargas por mês

Por Marcel Cardoso Publicado em 21/08/2024, às 08h34

70% do porão das aeronaves que irão de Lisboa para Florianópolis será ocupada por cargas - Floripa Airport/Nelson Kon

Os novos voos da TAP Air Portugal para Florianópolis (FLN), a partir de 3 de setembro, podem transformar a capital catarinense em um hub estratégico de cargas para toda a Região Sul do Brasil.

Segundo a companhia aérea, 70% do porão das aeronaves que farão a rota nas três frequências semanais será dedicado ao transporte de mercadorias, que pode movimentar até trezentas toneladas mensais.

Especialistas apontam que a rota trará agilidade ao envio e recebimento de cargas, beneficiando especialmente a exportação de produtos de alto valor agregado, como medicamentos. Sandro Marin, especialista em comércio exterior e diretor da Tek Trade, disse que a rapidez e segurança no transporte são diferenciais importantes para esse tipo de mercadoria.

O novo hub de cargas também deverá movimentar produtos têxteis, metalmecânicos, eletrônicos e itens de e-commerce, beneficiando empresas de todo o sul do Brasil. A rota permitirá maior eficiência logística, atendendo a demandas urgentes de importação e exportação.

Embora o transporte aéreo seja mais caro que o aquaviário, Marin explica que ele é estratégico em determinadas situações, como na importação de peças específicas para evitar a paralisação de maquinário industrial. Nesses casos, o investimento no modal aéreo se justifica pela agilidade, facilitando transações entre o Brasil e a Europa.

Airbus A330-200 TAP Linhas Aéreas logística de exportação hub de cargas Florianópolis rota aérea Florianópolis Lisboa conexão aérea Brasil Europa transporte de cargas Brasil Portugal comércio exterior Brasil transporte de produtos de alto valor agregado importação de produtos sul do Brasil

Leia também

Aeroporto de Florianópolis terá mais conexões com Buenos Aires
Aeroporto de Florianópolis teve movimentação histórica de cargas