Instalação de fios de cobre especiais em algumas unidades do Airbus A350 foi feita de maneira incorreta
Marcel Cardoso Publicado em 07/12/2021, às 09h45 - Atualizado às 14h51
Dez companhias aéreas têm aeronaves com problemas no sistema anti raios | Foto: Divulgação
Uma falha de instalação no sistema contra raios do Airbus A350 pode levar a incêndio em caso extremo em treze aviões já entregues. Ainda que seja uma falha pontual e de baixo potencial de risco imediato, a Agência Europeia de Segurança da Aviação (Easa) emitiu, na segunda-feira (6), uma Diretiva de Aeronavegabilidade para revisão de instalação da folha expandida de cobre (ECF) nos aviões problemáticos.
O material, que oferece proteção contra raios, pode não ter sido instalado adequadamente nas asas destas unidades. Segundo a Easa, se uma descarga elétrica atingir a área onde um prendedor adjacente estiver instalado incorretamente, o vapor de combustível pode pegar fogo, ocasionando perda de sustentação.
As aeronaves citadas pelo órgão regulador foram entregues entre os anos de 2016 e 2020 e estão sendo operadas atualmente por dez diferentes companhias aéreas.
O anúncio ocorre em paralelo as queixas de má qualidade na pintura dos A350, especialmente nos modelos que operam em regiões de grande incidências de radiação solar. Em maio, a Qatar Airways tornou público o caso, que já fez com que vinte aviões tivessem suas operações interrompidas. Nos últimos dias outras cinco companhias já haviam reportado este problema à fabricante.