FAB recebeu mais um caça F-39 Gripen

Caça F-39 Gripen da FAB chega ao Brasil e seguirá para base em Anápolis, em Goiás

Por Micael Rocha Publicado em 25/09/2024, às 07h20

Nova unidade chegou ao porto de Navegantes após vinte e um dias de viagem desde a Suécia - Divulgação

A FAB (Força Aérea Brasileira) recebeu, na noite desta segunda-feira (23) mais uma unidade do novo caça F-39 Gripen. A aeronave, que recebeu a matrícula 4108, chegou ao porto de Navegantes, Santa Catarina, após vinte e um dias de viagem desde a Suécia.

Após o desembarque, o jato foi transportado por via terrestre até o Aeroporto Internacional de Navegantes, em uma operação que contou com a participação de diversas entidades, incluindo a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O deslocamento, de pouco mais de dois quilômetros, foi concluído na madrugada de terça.

No aeroporto o F-39 Gripen passará por uma série de procedimentos técnicos antes de seguir para a Base Aérea de Anápolis (BAAN). Entre os preparativos estão a instalação do assento ejetável, abastecimento e a revisão de sistemas essenciais para o voo.

Segundo o Coronel Aviador Saulo Vinícius Sobreira, coordenador da operação, a chegada do Gripen é um passo importante na modernização da defesa aérea do Brasil. “A capacidade operacional e a sofisticação dessa nova aeronave a tornam um avanço estratégico na defesa aérea do país e a incorporação à frota consolida a posição do Brasil como líder da América Latina em termos de defesa e segurança”, disse.

FAB Caça F-39 Gripen Militar Polícia Militar Força Aérea Brasileira Corpo de Bombeiros Base Aérea de Anápolis BAAN

Leia também

Gripen brasileiro testou sistema IRST pela primeira vez
FAB poderá comprar até 50 caças F-39 Gripen