Aeronave conta com novo cockpit digital que deverá melhorar qualidade da instrução dos cadetes
Por Gabriel Benevides Publicado em 07/10/2020, às 13h00
Aeronaves de negócio permitem ampliar conectividade e oferecem flexibilidade de horário e destino
A força aérea brasileira iniciou a fase final de modernização do cockpit dos treinadores T-27 Tucano, durante o processo a aeronave também receberá nova pintura.
O objetivo é adequar a aeronave às novas demandas de formação e regras de tráfego aéreo, nos voos de instrução dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, no interior de São Paulo.
A modernização está sendo realizada pela Albatross, através de um projeto elaborado pela FAB, que incluí a instalação de uma cabine digital com instrumentos da aeronave dentro das novas regras de tráfego aéreo, como procedimentos RNAV e RNP, aumentando a qualidade de formação dos pilotos da FAB.
"Este é um avanço para a força aérea, de modo que será possível aprimorar a formação do cadete da Aeronáutica, no que se refere ao voo por instrumentos, uma vez que o painel será modificado para atender aos modernos requisitos de navegação para voar no espaço aéreo brasileiro", explicou Marcelo Reed Sadinha, coronel aviador.
A atualização dos equipamentos também reduzirá a obsolescências logísticas existentes. O painel original do T-27 Tucano é baseado em soluções tecnológicas dos anos 1980, aumentando o custo na obtenção de material.
"A modernização também trará uma solução para a obsolescência de alguns componentes do painel de instrumentos, itens que não possuem alternativas no mercado. Ou seja, mais flexibilidade para a cadeia de suprimentos", explicou.
A FAB está desenvolvendo também novos sistemas de simulação para que as instruções possam refletir fielmente a nova configuração adotada pelo avião, colaborando para uma formação mais moderna e eficiente.
Com previsão de modernizar 42 aeronaves até dezembro de 2022, as primeiras unidades atualizadas deverão ser entregues já no primeiro semestre de 2021.