FAB poderá interceptar aeronaves que invadam espaço aéreo do G20 no Rio de Janeiro

FAB cria a ZIDA, onde aeronaves estarão sujeitas a medidas de policiamento aéreo caso entrem no espaço aéreo do G20

Por Micael Rocha Publicado em 15/11/2024, às 10h00

Aeronaves que adentrarem o espaço aéreo reservado durante o G20 poderão ser interceptadas pela FAB - Divulgação

O Brasil sediará a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro. O evento contará com a presença de líderes dos dezenove países-membros de regiões como União Africana, União Europeia e organizações internacionais. 

Para garantir a segurança aérea no evento, o Decea emitiu a Circular de Informação Aeronáutica (AIC 28/24) definindo restrições e procedimentos para o espaço aéreo. Segundo o órgão, quatro áreas de restrição foram criadas: Branca, Amarela, Vermelha e de Supressão, com regras específicas para sobrevoo na cidade.

A FAB também informou que as operações aéreas na área definida como ZIDA (Zona de Identificação de Defesa Aérea) criada especificamente para o G20 incluem monitoramento a partir da Sala Master, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro. 

Os militares e representantes de diversos órgãos coordenam o controle do espaço aéreo e a segurança dos aeroportos, com o propósito de mitigar os impactos nas operações da aviação civil e na rotina dos passageiros. 

Já o Decea emitiu o Notam (Notice to Airman) E8384/24 que estabelece a ZIDA G20 (Zona de Identificação de Defesa Aérea), sob uma considerada parte da Terminal Rio. De acordo com o Notam, estão previstas medidas como policiamento do espaço aéreo no caso de descumprimento às regras impostas como, por exemplo, adentrar a área da ZIDA G20, entre os dias 17 a 21 de novembro.

Em terra, a Infantaria da Aeronáutica reforçará a segurança nas bases aéreas e aeroportos, além de atuar como escolta em comboios de autoridades e, somado a isto,.a ação de grupos especializados preparados para abordar aeronaves interceptadas e forçadas a pousar, garantindo uma pronta resposta em caso de incidentes.

Notam Decea Zida G20 Infantaria da Aeronáutica Zona de Identificação de Defesa Aérea

Leia também

Aeroporto Santos Dumont será fechado nos próximos dias
FAB divulga quantidade de brasileiros repatriados do Líbano