FAB nega vazamento de informações das caixas pretas do avião da Voepass

A Força Aérea Brasileira negou que a imprensa teria tido acesso às informações das caixas pretas do ATR 72-500 da Voepass

Por Marcel Cardoso Publicado em 15/08/2024, às 18h26

As investigações estão sob responsabilidade do Cenipa - FAB

A Força Aérea Brasileira informou, no fim da noite de ontem (14), que nenhum veículo de imprensa teve acesso a qualquer dado das caixas pretas do ATR 72-500 da Voepass, acidentado na última semana, em São Paulo.

O comunicado veio após uma reportagem publicada horas antes pela TV Globo, sobre supostos detalhes que teriam sido encontrados nos equipamentos que estão sob análise pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). 

Em paralelo, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, depois de três anos, o julgamento de uma ação oriunda da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra regras de sigilo e de restrição ao compartilhamento de investigações sobre acidentes aéreos no país.

Na ocasião, o ministro Nunes Marques, relator do caso, votou pela constitucionalidade da lei que alterou o Código Brasileiro de Aeronáutica. O julgamento foi suspenso após o ministro Alexandre de Moraes ter pedido vista do processo.

Leia abaixo o comunicado completo:

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), assegura que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08).

O CENIPA destaca, ainda, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica - CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944.

Por fim, a FAB reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como pelo respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente.

avião FAB Dados Voepass ATR CBA STF julgamento vazamento caixas pretas TV Globo

Leia também

Presidente da Voepass se pronuncia após acidente
Voepass 2283: Veja as fake news que circulam sobre o acidente e saiba a verdade