FAB interceptou aeronave com cocaína do Paraguai

Um Cessna 182J Skylane vindo do Paraguai foi interceptado pela FAB no norte do Paraná

Por Marcel Cardoso Publicado em 09/04/2024, às 15h27

A aeronave, em situação irregular, fez um pouso forçado em uma pista de terra do interior de São Paulo - Força Aérea Brasileira/Divulgação

Dois A-29 Super Tucano e o avião radar E-99 da Força Aérea Brasileira interceptaram hoje (9), no norte do Paraná, um Cessna 182J Skylane que ingressou no espaço aéreo brasileiro vindo do Paraguai.

A aeronave de matrícula PT-CPR, em operação há 58 anos, havia sido avistada na fronteira do país vizinho com o Mato Grosso do Sul e recebeu ordem para pouso imediato em Londrina. O piloto a descumpriu e acabou por fazer um pouso forçado em uma pista de terra na região de Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, e posteriormente preso.


A bordo, estava uma carga de pasta base de cocaína, que foi apreendida pela Polícia Federal, que também participou da operação Ostium, que visa coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico.

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Cessna estava com o Certificado de Aeronavegabilidade suspenso, pois estava vencido desde agosto de 2022.

FAB Força Aérea Paraná São Paulo Polícia Federal Operação Paraguai cocaína Londrina Santa Cruz do Rio Pardo

Leia também

Avião com 460 kg de drogas foi apreendido no Mato Grosso
KC-390 apoia missão brasileira na Antártica