FAB abate aeronave suspeita vinda do Peru

Ação conjunta da Força Aérea Brasileira e Polícia Federal resultou em interceptação e abate de aeronave oriunda do Peru

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 22/09/2025, às 18h00

Polícia Federal deteve o piloto durante operação de combate ao narcotráfico - FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB), em coordenação com a Polícia Federal, interceptou nesta hoje (22) uma aeronave suspeita oriunda do Peru. Após o avião ingressar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo, matrícula visível ou comunicação com os órgãos de controle, um A-29 Super Tucano foi acionado para executar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

Inicialmente, foi realizado o Reconhecimento a Distância (RAD) e a Interrogação (ITG), tentativa de estabelecer contato por rádio e sinais visuais. Sem resposta, o piloto de defesa aérea ordenou a Mudança de Rota (MRO).

Diante da falta de colaboração, foi disparado o Tiro de Aviso (TAV). Como a aeronave permaneceu sem cumprir as determinações, recebeu a classificação de hostil, passando à fase de Tiro de Detenção (TDE), conforme prevê o Decreto nº 5.144/2004.

O piloto suspeito realizou pouso forçado em área desabitada, cerca de 30 quilômetros a oeste da cidade de Tefé (AM). Em seguida, um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB transportou agentes da Polícia Federal até o local, onde o suspeito foi detido.

Em nota, a FAB afirma que a interceptação faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), da Operação Ostium e integra o esforço conjunto entre o Ministério da Defesa e órgãos de segurança pública no combate ao narcotráfico, especialmente em regiões de fronteira.

FAB Peru Super Tucano tráfico A-29 Tefé Defesa Aérea