Força Aérea interceptou no Amazonas uma aeronave proveniente do Perú que supostamente estaria carregada com drogas
Por Micael Rocha Publicado em 23/10/2024, às 16h30
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave PA-28 Cherokee que entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro nesta terça-feira (22), em Lábrea, no Amazonas. A aeronave, proveniente do Peru, foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (Sisdabra), o que acarretou a mobilização imediata das forças de defesa.
Sob a supervisão do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), aviões A-29 Super Tucano e E-99 foram enviadas para realizar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).
Segundo a FAB, foram seguidas etapas de reconhecimento, mudança de rota e pouso obrigatório, culminando com a aplicação de tiro de aviso quando as ordens não foram cumpridas.
A Força Aérea informou que a aeronave aterrissou forçadamente em uma área descampada próxima à Rodovia Transamazônica, onde o tripulante suspeito foi visto ateando fogo no avião antes de fugir. A Polícia Federal foi acionada para conduzir as investigações no local e tomar as medidas necessárias de controle em solo.
A ação faz parte da Operação Ostium, uma iniciativa integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que busca combater crimes transfronteiriços como, entre eles, o tráfico de entorpecentes, em parceria entre a FAB e órgãos de segurança pública.