FAB intercepta aeronave com suspeita de estar recheada de drogas no AM

Força Aérea interceptou no Amazonas uma aeronave proveniente do Perú que supostamente estaria carregada com drogas

Por Micael Rocha Publicado em 23/10/2024, às 16h30

Cherokee incendiado após suspeito atear fogo, pouco depois de realizar um pouso forçado em Lábrea, no AM - Divulgação PF

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave PA-28 Cherokee que entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro nesta terça-feira (22), em Lábrea, no Amazonas. A aeronave, proveniente do Peru, foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (Sisdabra), o que acarretou a mobilização imediata das forças de defesa.

Sob a supervisão do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), aviões A-29 Super Tucano e E-99 foram enviadas para realizar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

Segundo a FAB, foram seguidas etapas de reconhecimento, mudança de rota e pouso obrigatório, culminando com a aplicação de tiro de aviso quando as ordens não foram cumpridas.

A Força Aérea informou que a aeronave aterrissou forçadamente em uma área descampada próxima à Rodovia Transamazônica, onde o tripulante suspeito foi visto ateando fogo no avião antes de fugir. A Polícia Federal foi acionada para conduzir as investigações no local e tomar as medidas necessárias de controle em solo.

A ação faz parte da Operação Ostium, uma iniciativa integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que busca combater crimes transfronteiriços como, entre eles, o tráfico de entorpecentes, em parceria entre a FAB e órgãos de segurança pública.

FAB Interceptação E-99 Força Aérea Brasileira A-29 Super Tucano PA-28 Cherokee

Leia também

Caça F5 da FAB caiu durante treinamento na Região Metropolitana de Natal
Novo F-39 Gripen da FAB participará pela primeira vez do Cruzex 2024