Um total de 50 aeronaves e cerca de 800 militares da FAB, Marinha e Exército participam do exercício Tínia que ocorre no Rio Grande do Sul
Por André Magalhães Publicado em 08/11/2022, às 10h40
A Força Aérea Brasileria (FAB) deu início ao Exercício Conjunto Escudo–Tínia, que ocorre em diversas bases aérea no Rio Grande do Sul e envolve 50 aeronaves e cerca de 800 militares, inclusive da Marinha e do Exército Brasileiro.
A operação que ocorrerá até o dia 25 de novembro será concentrado nas bases aéreas de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e Santa Maria, considerados importantes locais estratégicos da FAB na região sul do Brasil.
#Tínia2022
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) November 7, 2022
Mais de 50 aeronaves de unidades da FAB e cerca de 800 militares da FAB, do @exercitooficial e da @marmilbr iniciaram hoje (07/11) o Exercício Conjunto Escudo-Tínia (EXCON Escudo-Tínia), no Rio Grande do Sul.
📷 Sgt Müller Marin#AsasQueProtegemOPaís pic.twitter.com/O9ki4k7buI
Ente as aeronaves participantes estão os caças F-5EM, A-1M AMX e A-29 Super Tucano. A aviação de transporte é representada pelos C-95 Bandeirante, C-105 Amazonas e o KC-390 Millennium.
Aeronaves E-99M que cumprem missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), bem como drones e helicópteros completam as aeronaves participantes.
"O EXCON Escudo-Tínia 2022 permite adestrar os militares do Ministério da Defesa para atuarem nas diversas situações de conflito, em especial no cenário aéreo e antiaéreo", disse Marcelo Zampier Bussmann, coronel e diretor do exercício.
Embora seja uma manobra de grande porte, ao longo de 2022 outros treinamentos conduzidos pela FAB reuniram diversas unidades, aeronaves e militares das três forças armadas, como por exemplo, o EXCON Tápio, que ocorreu no mês de agosto, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A operação também contou com a participação da Guarda Nacional dos EUA, que trouxe três helicópteros HH-60G Pave Hawk e um avião de transporte HC-130J Combat King.