FAB fez lançamentos de donativos em regiões isoladas do Rio Grande do Sul

Lançamentos de donativos foram executados pelo C-105 Amazonas da FAB em áreas afetadas por inundações

Por Micael Rocha Publicado em 10/05/2024, às 22h25

A aeronave é pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) "Esquadrão Onça" - Divulgação

Em resposta às severas inundações que afetaram o Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (9), a Força Aérea Brasileira (FAB) efetuou lançamentos de carga por via aérea para entregar donativos e materiais essenciais às comunidades isoladas.

A missão crítica foi realizada utilizando um C-105 Amazonas, destacado pelo Esquadrão Onça. A carga responsável pelo primeiro lançamento partiu da base aérea de Canoas, direcionado à região de São Jerônimo. Este local foi um dos mais afetados, ficando completamente isolado após as chuvas intensas do início desta semana.

A operação envolveu a precisão do lançamento de 2,4 toneladas de cestas básicas e água mineral, utilizando paraquedas para garantir a entrega segura e eficiente dos suprimentos.

É para isso que treinamos e nos mantemos sempre preparados. Realizar ações de lançamento de carga em uma área de difícil acesso é gratificante e reflete a capacidade operacional do nosso esquadrão", comentou Kleber Aurelio Saugo, capitão aviador e um dos responsáveis pela missão.

Detalhes Técnicos

O C-105 Amazonas usado na operação pertence ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) - Esquadrão Onça, que fica na base aérea de Campo Grande, mas operada a partir da base aérea de Santa Maria (BASM). Esta escolha reforça a flexibilidade e a prontidão das aeronaves de transporte militar da FAB em atender rapidamente a situações de crise.

FAB Rio Grande do Sul Carga lançamento Força Aérea Brasileira C-105 Amazonas desastres resposta inundações Esquadrão Onça

Leia também

Drone da FAB caiu durante missão de resgate no Rio Grande do Sul
ANAC facilita operações aéreas em resposta às enchentes no Rio Grande do Sul