Comandante da FAB recebe representantes da Boeing e Saab e demonstra interesse no P-8 Poseidon e no T-7A Red Hawk
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/09/2022, às 16h00 - Atualizado às 16h05
A Força Aérea Brasileira demonstrou interesse em conhecer detalhes dos projetos do avião de treinamento avançado T-7A Red Hawk e do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon.
O tenente-brigadeiro do ar Carlos Almeida Baptista Junior, Comandante da FAB, recebeu, em seu gabinete, representantes da Boeing na América do Sul e da Saab.
As conversas estiveram em torno das necessidades do Brasil em buscar um novo avião de patrulha marítima, visto a idade avançada e o fim da vida útil dos atuais P-3AM Orion, baseados na plataforma dos veteranos P-3A dos anos 1960.
Comandante da FAB @CBaptistaJr reúne-se com representantes da Boeing e da SAAB. A reunião teve como pauta a necessidade de renovação da frota da Aviação de Patrulha, trazendo em questão as funcionalidades das aeronaves T-7A Red Hawk e P-8 Poseidon.
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) September 23, 2022
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Embora tenham sido adquiridos nos final dos anos 1990, e modernizados recentemente pela Airbus, os P-3AM enfrentam uma série de dificuldades operacionais, como idade avançada da célula, que se aproxima dos 60 anos, falta de peças de reposição e elevados custos operacionais. O modelo, que por várias décadas foi o avião de patrulha marítima da Marinha dos Estados Unidos (US Navy), está sendo retirado de serviço em todo o mundo, tornando cada vez mais caro e difícil sua manutenção na linha de frente.
Os aviões de patrulha são considerados vitais para a garantia da soberania brasileira, que conta com mais de 13,5 milhões de quilômetros quadrados de área de mar, que inclui a Zona Econômica Exclusiva brasileira, localizada no Oceano Atlântico, onde se encontram as maiores reservas nacionais de petróleo e gás, entre elas a área do pré-sal. Assim como de grande parte das riquezas e vida marinha de todo o Atlântico Sul.
Atualmente, mais de 95% das exportações e importações brasileiras são transportadas pelo mar, ampliando sua importância estratégica.
“A aeronave P8 é baseada na plataforma Boeing 737NG, com mais de 150 unidades em serviço. Dessa forma, tem se mostrado um projeto e um sistema de armas muito importante, principalmente para um país como o nosso com 8.500 quilômetros de costa”, destacou Baptista Junior.
Embora oficialmente o Brasil não tenha dado início ao programa de substituição de seus aviões de patrulha, que inclui ainda os já limitados P-95 Bandeirulha, a FAB planeja obter mais informações gerais do P-8 Poseidon, assim como detalhes das parcerias industriais e econômicas com a Boeing e os Estados Unidos.
O encontro ainda permitiu completar as informações sobre os T-7A desenvolvidos pela Saab, em parceria com a Boeing, para a força aérea dos Estados Unidos. Segundo nota oficial da FAB, ao final da conversa, o Comandante da FAB foi convidado pela Boeing para conhecer as instalações da empresa em Saint Louis, nos EUA, e testar as capacidades da aeronave T-7A Red Hawk em um voo de demonstração.