Também foram comemorado o Dia da Aviação de Transporte, um braço logístico de suma importância para a FAB
Por André Magalhães Publicado em 16/06/2022, às 09h45
O Correio Aéreo Nacional (CAN) completou 91 anos, demonstrando a importância continua da integração do território nacional.
A aviação de transporte militar começou por meio do CAN, no dia 12 de junho de 1931, quando os aviadores Nélson Freire Lavenère-Wanderley e Casimiro Montenegro realizaram um voo transportando um malote de cartas entre São Paulo e o Rio de Janeiro, utilizando o icônico Fledgling K-263.
A celebração da data ocorreu na última segunda-feira (13), na base aérea do Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O evento reuniu o alto escalão militar da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha do Brasil (MB) e do Exército (EB), além de convidados civis.
“Havia lugares que nós íamos, que só era possível chegar com avião da FAB. Para nós é um orgulho muito grande o papel que desempenhamos, ao levar aos mais necessitados recursos básicos que não chegavam até eles, e a nossa maior recompensa era ver o sorriso estampado naquelas populações”, sublinhou Clóvis de Athayde Bohrero, veterano do CAN.
Durante o evento houve o desfile aéreo do KC-390 Millennium e do C-130H Hercules, aeronaves que fazem parte da aviação de transporte da FAB.
Hoje, a FAB opera treze uniades destinadas à aviação de transporte, localizadas nas seguintes cidades: Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).
Além dos KC-390 Millennium e C-130H Hercules, a frota ainda é composta pelos C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom.
O aviador Casimiro Montenegro Filho além de ter realizado o pioneiro voo do CAN foi responsável pela criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CTA).