Aviação de Transporte no Brasil teve início em 1931 com o primeiro voo do Correio Aéreo Nacional (CAN)
Por André Magalhães Publicado em 13/06/2023, às 09h55
A Força Aérea Brasileira comemorou ontem (12), o Dia da Avaição de Transporte e do Correio Aéreo Nacional (CAN). O transporte representa uma parcela de suma importância logística e estratégica para a defesa nacional, sendo hoje o principal braço da FAB.
No Brasil, a história da aviação de trasporte começou com o primeiro voo do CAN, quando em 1931, os tenentes aviadores Casimiro Montenegro Filho e Nélson Freire Lavenère-Wanderley, transportaram cartas em um Curtiss Fledgling, de matrícula K263, entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Na ocasião a operação pertencia ao Exército Brasileiro, visto que a FAB só seria criada na década seguinte.
“A importância das atividades desenvolvidas pelo CAN não se dá apenas pelas questões governamentais, nas calamidades públicas, na logística da FAB, ou na logística de outras Forças singulares e demais órgãos", comentou Gênison da Cruz Barcellos, chefe da Seção de Cursos e chefe da Seção de Legislação do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA).
Apenas entre anos de 2018 e 2022, o CAN transportou 41 milhões de quilos de carga e 361 mil pessoas. O transporte da FAB realiza constantes voos de treinamento, e operações reais, incluindo o transporte de diversos tipos de cargas, incluindo veículos, remédios, urnas eletrônicas, até o lançamento de paraquedistas e reabastecimento em voo. Além disso, as unidades também cumprem voos humanitários e transporte de órgãos.
Atualmente a FAB é composta por treze esquadrões de transporte, que estão sediados nas seguintes cidades: Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).
Os principais meios de transporte da FAB são os C-105 Amazonas (CASA 295), C-130 Hercules, KC-390, C-97 Brasília, C-95 Bandeirante, C-98 Caravan, C-99 (ERJ 145) e U-100 Phenom.