Equipamento de visão noturna aumentará as capacidades operacionais das tripulações do KC-390 na FAB
Pela primeira vez os óculos de visão noturna foram utilizados pelos tripulantes do KC-390. O uso ocorreu durante um treinamento na base aérea de Anápolis, em Goiás.
A missão foi realizada por militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, e o Primeiro do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, que qualificaram a capacidade operacional da tripulação.
O equipamento em questão é chamado de oficialmente de NVG (Night Vision Goggles), sendo capaz de amplificar em até 50.000 vezes a luminosidade ambiente, permitindo enxergar mesmo em situações de completa ausência de luz.
“Todas as missões com o KC-390 Millennium poderão ser realizadas com o NVG, ampliando a capacidade de emprego desta aeronave em qualquer tipo de cenário", disse Bruno Américo Pereira, comadante do 1º GTT.
Entre as atividades que poderão ser realizadas com os óculos de visão noturna estão "Infiltração e exfiltração aérea, assalto aeroterrestre, ressuprimento aéreo e reabastecimento em voo são exemplos de missões que poderão ser realizadas”, segundo o comadante do 1º GTT.
Uma das vantagens do emprego do NVG é permitir operar em ambientes hostis e/ou desconhecidos, com baixa ou nenhuma visibilidade, mantendo elavada conciência situacional de toda a tripulação.
"A incorporação da técnica de voo com NVG, no KC-390 da FAB, aumenta ainda mais a versatilidade da aeronave, pois permite ampliar a pouca luz disponível no ambiente noturno, possibilitando o cumprimento das missões de forma plena, 24 horas por dia", ressaltou a FAB.
A FAB conta atualmente com cinco KC-390, divididos em dois esquadrões, o Zeus e o Gordo. A sexta aeronave será entregue nas próximas semanas. Ao todo, a força aérea terá dezenove unidades do avião, que estão sendo produzidos na unidade a Embraer em Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo.
Atualmente o KC-390 foi utilizado pela FAB em diversas missões no exterior, como Estados Unidos, Peru, Líbano e em lançamento de cargas na Antártica.
Por André Magalhães
Publicado em 07/06/2023, às 08h00
+lidas