Treinamento aéreo Pitch Black 2022 ocorreu na Austrália e permitiu forças aéreas de 17 países se enfrentarem em exercícios aéreos
Por André Magalhães Publicado em 14/09/2022, às 14h20
Caças dos Estados Unidos e Sukhoi Su-30MKI da Índia se enfrentaram em combate simulado em um dos maiores exercícios militares do mundo, a operação Pitch Black 2022, que aconteceu na Austrália.
O exercício terminou no dia 8 e envolveu forças aéreas e aeronavais de 17 países, sendo um dos principais treinamentos multinacionais realizados no Pacífico.
Entre os participantes estavam os Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Holanda, Nova Zelândia, Filipinas, Coréia do Sul, Cingapura, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e a afitriã, a Austrália.
O treinamento reuniu diversos modelos de caças, com destaque para os F-15E, as três versões do F-35, F/A-18E/F, EA-18G, Rafale, Su-30MKI, Eurofighter Typhoon, F-15SG, F-2, F-16 e KF-16U.
Além dos caças, aeronaves de maior porte, incluindo cargueiros e aviões de alerta e controle, de diferentes nações estiveram presentes, como os E-7A Wedgetail, C235 CASA, KC-30A e A400M.
Ao todo, cerca de 2.500 militares e 100 aeronaves operaram durante dia e noite a partir das basas aéreas australianas de Darwin e Tindal.
“A principal ideia por trás de nossa estratégia no Indo-Pacífico, especificamente PACAF, é trabalhar com aliados e parceiros. O Pitch Black representa um lugar perfeito para nossas forças aéreas treinarem juntas e se tornarem interoperáveis", relatou Ken Wilsbach, general da Força Aérea dos Estados Unidos e comandante das forças aéreas do Indo-Pacífico.
O exercício além de capacitar os militares também é visto como um claro recado para a China, Coreia do Norte e Rússia. Os países aliados dos Estados Unidos, e membros da Otan, tem ampliado o número de manobras militares conjuntas nos últimos anos.