Caças F-35A holandeses voaram com os MiG-29 búlgaros em diversos treinamentos
Por André Magalhães Publicado em 03/06/2022, às 08h15
Os caças F-35 e MiG-29 duelam nos céus da Bulgária durante treinamento da Otan. O exercício fez parte das atividades entre militares holandeses e bulgáros.
A missão de policiamento aéreo com caças F-35A Lightning II, da força aérea da Holanda, nos céus da Bulgária, foi concluído após dois meses, dentro do processo de rotação dos países da Otan.
Os modernos F-35A, caças de quinta geração, chegaram no mês de abril à Base Aérea Graf Ignatievo, juntamemnte com 120 militares de apoio, e realizaram diversos voos de treinamentos com os veteranos MiG-29 Fulcrum búlgaros.
"Voamos em missões de treinamento ao lado dos MiG-29 búlgaros e outros Aliados implantados na região do Mar Negro, demonstrando a interoperabilidade e coesão dos aliados", disse Vincken, comandante de destacamento da Real Força Aérea Holandesa.
A ampliação dos exercícios militares entre o F-35 e o MiG-29 teve como principal fator a invasão russa à Ucrânia, que completa 100 dias. A aliança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) mobilizou aeornaves e demais equipamentos de defesa para países membros da organização a leste do continente europeu.
A Otan, no entanto, já disse diversas vezes que não enviará tropas ou aeronaves para a Ucrânia. O objetivo é evitar escalar o conflito ao colocar a aliança em confronto direto com Moscou.
Entretanto, Otan avisou que caso algum país membro for atacado, o artigo 5º será colocado em prática. A diretriz diz que "um ataque a um [país membro] é um ataque a todos".