Mesmo aposentados oficialmente os F-117 irão voar na Força Aérea dos EUA até meados de 2034
Por André Magalhães Publicado em 06/01/2023, às 08h10
O caça-bombardeiro furtivo F-117 Nighthawk, conhecido como o primeiro "avião invisível", voará pelo menos até 2034, mesmo tendo sido aposentado oficialmente em 2008. A informação partiu de um pedido emitido da USAF (Força Aérea dos EUA).
Segundo publicado pelo site Business Insider, a USAF procurou empresas interessadas em manter a manutenção de algumas unidades por mais 10 anos.
O trabalho de manutenção será realizado no Tonopah Test Range, no estado de Nevada, local conhecido por Área 52, que fica localizado relativamente próximo da famosa Área 51.
A USAF também procura de empresas para os serviços de desmilitarização dos aviões, permitindo assim que sejam enviados para museus ou mesmo descartados como sucata. Ainda que algumas unidades já estejam presentes em museus dos Estados Unidos, incluindo um exemplar no Reagan Library, que preserva a memória do ex-presidente Ronald Reagan, ainda existe uma série de restrições para preservação pública dos F-117.
“A medida que desmilitarizamos as aeronaves elas serão disponibilizadas para museus, se solicitado, ou descartadas”, disse Ann Stefanek, porta-voz da USAF ao Business Insider.
Oficialmente a força áerea norte-americana não comenta os motivos dos F-117 estarem voando, o mais provável é estejam sendo utilizados para treinar pilotos de caças de quinta geração, como o F-22 e o F-35. O objetivo é permitir aos aviadores realizarem exercícios de treinamento contra um avião altamente furtivo, tornando os combates aéreos simulados mais próximos da realidade que poderão encontrar em futuros conflitos no mundo.
Registros de F-117 voando em plena luz do dia já viralizaram a internet, como podemos ver no vídeo abaixo.
Por vários anos o F-117 Nighthawks foi um dos mais secretos aviões da frota da USAF, voando apenas em bases distantes dos olhares do público e apenas durante a noite. Foram fabricados 59 unidades do F-117 de produção, além dos primeiros cinco destinados a testes.
O batismo de fogo ocorreu em 1989, na invasão ao Panamá. Durante a campanha, dois Nighthawks lançaram duas bombas no aeroporto de Rio Hato.