Expulsão de veterano de guerra de classe executiva de voo gerou revolta

Substituição de veterano da guerra do Vietnã por um piloto na classe executiva de voo da Qantas foi alvo de críticas

Por Marcel Cardoso Publicado em 06/09/2023, às 16h30

Caso aconteceu no aeroporto de Melbourne, na Austrália - Martín Romero

A expulsão de um veterano da guerra do Vietnã da classe executiva de um voo da Qantas gerou revolta na Austrália, no início da semana.

Stephen Jones, de 78 anos, estava em um lounge da companhia aérea, em Melbourne (MEL), aguardando um voo para Adelaide (ADL) acompanhado de sua esposa, quando foi chamado ao balcão, onde foi informado que ele deveria reemitir a passagem para a classe econômica, a fim de ceder sua vaga para um piloto da Qantas que, por contrato, deve viajar na classe executiva.

Em entrevista a uma emissora de rádio, Jones disse que viajou separado da esposa, que se sentou ao lado do piloto durante a viagem de cerca de uma hora, sem haver qualquer diálogo. O veterano fez uma reclamação formal à companhia aérea, que ofereceu uma grande quantidade de milhas como ‘compensação’, mas ele recusou.

Quando o fato se tornou público, muitas pessoas expressaram revolta pelo tratamento dado a Stephen Jones e sua esposa. Um deles disse: “Os pilotos podem ser bem pagos, mas este aí não é gentil”.

The day @Qantas announces the early departure of its CEO it also emerges that it bumped a 78 yr old Vietnam veteran from business to economy so a young pilot could fly business on a one hour flight next to the man’s wife. The pilots may be well paid but this one is no gentleman.

— PresJamesBuchanansGhost (@GhostPres) September 5, 2023

No início da semana, a Qantas substituiu o seu CEO, depois de recentes escândalos envolvendo a companhia aérea, especialmente relacionados à venda de passagens de voos que já haviam sido cancelados.

Austrália guerra Qantas Piloto classe executiva Vietnã Melbourne Veterano

Leia também

CEO da Qantas renunciou ao cargo
Qantas pode ser multada em mais de R$ 1 bilhão