Eve irá participar de projeto para regulamentação de vertiportos no Brasil

A Eve Air Mobility, juntamente com a PAX Aeroportos e outras empresas, irão participar de um sandbox regulatório para vertiportos

Por Marcel Cardoso Publicado em 05/02/2025, às 07h34

O projeto terá duração de 24 meses - Eve Air Mobility

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou na última terça-feira (4), sua participação no sandbox regulatório para vertiportos, organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC.

A empresa colaborará com a PRS Aeroportos, consórcio formado pela Pax Aeroportos, concessionária que administra os aeroportos Campo de Marte (RTE), em São Paulo, e de Jacarepaguá (RRJ), no Rio de Janeiro, e pela UrbanV S.p.A., operadora de vertiportos, além da VertiMob Infrastructure.

O projeto terá duração de 24 meses e permitirá que empresas desenvolvam soluções voltadas para a regulamentação de vertiportos. As áreas de estudo incluem infraestrutura física, combate a incêndios, requisitos de ruído das aeronaves e controle de acesso. Além disso, serão analisados layouts de pouso e decolagem, trajetórias de aproximação final e partida, além de instalações de manutenção e suporte.

O fabricante brasileiro contribuirá com sua experiência no desenvolvimento dos eVTOL, compartilhando conhecimento sobre práticas operacionais e requisitos de desempenho. A empresa também está envolvida no mercado de mobilidade aérea avançada, participando da definição de serviços a serem oferecidos nos vertiportos.

"Nossa colaboração no sandbox regulatório da Anac é uma demonstração clara desse compromisso. Essa parceria com os operadores de infraestrutura nos permite abordar todos os aspectos da indústria, desde a infraestrutura de vertiportos até as operações de eVTOLs, em alinhamento com os padrões e expectativas das agências reguladoras globais", disse Johann Bordais, CEO da Eve.

A ANAC publicou recentemente os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL da Eve, um avanço na certificação de tipo da aeronave. A empresa segue em colaboração com a agência para obter o Certificado de Tipo (TC) e validar essa certificação junto a reguladores norte-americanos.

Além disso, a Eve já realizou estudos de Conceito de Operações (Conops) em cidades como Rio de Janeiro, Chicago e Londres. Esses estudos analisam fatores operacionais, necessidades dos usuários e suporte necessário para a operação dos eVTOL.

Anac Evtol vertiportos Eve Air Mobility Mobilidade Aérea Avançada certificação de tipo aviação urbana infraestrutura de vertiportos regulamentação eVTOL sandbox regulatório

Leia também

ANAC divulga resultado para regulamentação de vertiportos no Brasil
Brasil está no top 10 em ranking mundial dos eVTOL