Korean Air solicita prazo para adequar questões relacionadas a concorrência na Europa
Por Wesley Lichmann Publicado em 29/06/2023, às 14h30
A União Europeia (UE) decidiu suspender a avaliação da proposta de aquisição da Asiana pela Korean Air, após um pedido das companhias sul-coreanas para adequar soluções de concorrência questionadas pelo órgão antitruste europeu.
A revisão do processo de fusão da Asiana e Korean Air foi suspensa no dia 23 de junho, conforme publicação no site da Comissão Europeia. O órgão regulador estava programado para tomar uma decisão final no dia 3 de agosto.
"Faremos o possível para concluir as negociações de ação corretiva com a Comissão Europeia dentro do período de extensão da revisão e garantir a aprovação final", disse a Korean Air em comunicado.
A análise da proposta pelo órgão europeu cita que haverá redução na prestação dos serviços de transporte de passageiros e cargas aéreas entre a Coreia do Sul e Europa, incluindo rotas na Alemanha, França, Itália e Espanha.
Anunciado em novembro de 2020, o acordo avaliado em US$ 1,6 bilhão envolve a aquisição de 64% da Asiana pela Korean Air. A consolidação foi uma resposta emergencial frente a crise sanitária. A empresa resultante formaria uma das dez maiores do mundo.