Europa suspende análise da fusão entre Korean Air e Asiana

Korean Air solicita prazo para adequar questões relacionadas a concorrência na Europa

Por Wesley Lichmann Publicado em 29/06/2023, às 14h30

Proposta de compra da Asiana pela Korean Air foi anunciada durante a crise sanitária - Divulgação

A União Europeia (UE) decidiu suspender a avaliação da proposta de aquisição da Asiana pela Korean Air, após um pedido das companhias sul-coreanas para adequar soluções de concorrência questionadas pelo órgão antitruste europeu.

A revisão do processo de fusão da Asiana e Korean Air foi suspensa no dia 23 de junho, conforme publicação no site da Comissão Europeia. O órgão regulador estava programado para tomar uma decisão final no dia 3 de agosto.

"Faremos o possível para concluir as negociações de ação corretiva com a Comissão Europeia dentro do período de extensão da revisão e garantir a aprovação final", disse a Korean Air em comunicado.

A análise da proposta pelo órgão europeu cita que haverá redução na prestação dos serviços de transporte de passageiros e cargas aéreas entre a Coreia do Sul e Europa, incluindo rotas na Alemanha, França, Itália e Espanha. 

Anunciado em novembro de 2020, o acordo avaliado em US$ 1,6 bilhão envolve a aquisição de 64% da Asiana pela Korean Air. A consolidação foi uma resposta emergencial frente a crise sanitária. A empresa resultante formaria uma das dez maiores do mundo.

 

 

Compra Fusão Acordo pedido Coreia do Sul Europa União Europeia Proposta Concorrência Ásia Korean Air Comissão Asiana UE negócio KE OZ

Leia também

EUA quer impedir fusão entre Korean Air e Asiana
Fusão entre Korean Air e Asiana restringirá concorrência, diz União Europeia