Míssil Minuteman III conta com capacidade nuclear e foi lançado da Califórnia caindo nas Ilhas Marshall, distante mais de 7.500 quilômetros
Por André Magalhães Publicado em 17/08/2022, às 15h20
Os Estados Unidos testaram nessa terça-feira (16), o míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) Minuteman III, que foi lançado a partir da base militar de Vandenberg, Califórnia.
O míssil, que estava sem munição, viajou mais de 6.000 quilômetros superando os 28.0000 km/h, até cair em uma área terminada no Atol Kwajalein, nas Ilhas Marshall, no Pacífico Sul.
Os EUA estavam adiando o teste com o míssil para evitar maiores tensões com a Rússia e sobretudo com a China, que tem feito grades exercícios militares próximo de Taiwan. O lançamento da arma, mesmo em fase experimental, poderia ser visto como uma forma de provocação diplomática.
"Não se engane, nossa tríade nuclear é a pedra angular da segurança nacional do nosso país e de nossos aliados em todo o mundo", disse Chris Cruise, coronel e comandante do 576º Esquadrão de Testes de Voo, da força aérea dos Estados Unidos.
A tríade nuclear são as três formas que armamentos nucleares podem ser lançados pelos norte-americanos: pelo ar (aviões), por solo (base terrestre) e pelo mar (submarinos).
O LGM-30G Minuteman III é armazenado e lançado de estruturas subterrâneas (silos) e pode ser controlado por meio aéreo, com por avião de comando e controle estratégico E-6B, ou de estações terrestres ou navais. As capacidades em destaque do armamento conhecidas, mas não confirmadas, são uma velocidade de 28.200 km/h (Mach 23) um alcance estimado entre 9.600 e 10.000 quilômetros. Além disso, pode transportar até três ogivas nuclares, de séries diversas, que variam de centenas de quilotons até alguns megatons.
Acredita-se que a precisão (Circular Error Probable) do LGM-30G Minuteman III é de 240 metros, suficiente para garantir a destruição completa do alvo em caso de munição nuclear.