Gulfstream G700 e G800 terão novos sistemas de proteção à segurança de voo
Por Wesley Lichmann Publicado em 22/01/2024, às 08h05
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), propôs condições especiais válidas aos aviões executivos Gulfstream G700 e G800.
De acordo com os reguladores norte-americanos, o G700 e G800 apresentam "característica de projeto nova ou incomum quando comparados ao estado da tecnologia previsto nos padrões de aeronavegabilidade para aviões da categoria de transporte".
A proposta será discutida publicamente até o próximo dia 7 de fevereiro, enquanto a campanha de homologação dos aviões está próxima de ser concluída. A medida visa adequar o recurso inovador em relação aos padrões previstos para aviões desta categoria.
Os bimotores derivados do GIV possuem uma função de proteção de envelope dentro do sistema eletrônico de controle de vôo (EFCS) para proteger o avião contra rotação excessiva e rápida na decolagem.
O EFCS fornece uma camada extra de proteção durante um possível estol de decolagem (TSP), usando comandos eletrônicos de voo, corrigindo taxa e atitude inclinação execessivas durante o procedimento.
Outra condição especial determinada pela agência está relacionada a instalação de um novo sistema digital que permite o acesso, desde fontes internas ao avião, aos componentes eletrônicos internos do avião.
A arquitetura deste sistemas são novas ou incomuns para aviões de transporte comercial porque são compostas de diversas redes conectadas sem fio e com fio. A tecnologia alimenta comandos de navegação relacionados à segurança de vôo, fornecimento de dados para os operadores, além de alimentar equipamentos de entretenimento de bordo.
Essas ações "contêm os padrões de segurança adicionais que o administrador considera necessários para estabelecer um nível de segurança equivalente ao estabelecido pelos padrões de aeronavegabilidade existente", diz a FAA.
O G700 e G800 terão respectivamente alcance de 7.750 e 8.000 milhas náuticas, podendo transporta até dezenove passageiros com luxo e requinte, e teto máximo de 51.000 pés. Ambos necessitam de 6.250 pés (1.875 metros), com peso máximo de decolagem (MTOW).