Venda poderia apaziguar relação entre os países após Ancara adquirir moderno sistema de defesa aérea russo
Por André Magalhães Publicado em 21/01/2022, às 09h00
A nova versão do F-16 tem como principal cliente, no momento, Taiwan, que inaugurou ano passado o primeiro esquadrão de F-16 Bock 70 | Foto: Divulgação
Os Estados Unidos poderão dar sinal verde à venda de 40 caças Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon à Turquia, afim de reforçar a presença da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na região do Mar Negro.
Segundo a CNN Turk, houve reunião em Ancara, capital turca e Washington, EUA, e foi alegado que os Estados Unidos poderiam vender aos turcos 40 caças F-16 Block 70, a verão mais avançada do tradicional caça norte-americano.
Um maior controle da Otan na região do Mar Negro é estratégico para toda a organização, em destaque aos norte-americanos que consideram a região de muito interesse, tanto que lá operam com aeronaves de reconhecimento.
Em um encontro entre o presidente turco Erdogan e seu homólogo Biden, em 2021, foi assegurado pelo presidente da Turquia que o líder norte-americano iria tentar convencer o senado a liberar a venda dos caças à Ancara.
As relações entre os dois país, no quesito venda de armamentos, está abalada após a compra turca do sistema russo de defesa aérea S-400, o que em nada agradou os Estados Unidos, que cancelou a venda de caças furtivos F-35A a Força Aérea da Turquia.