Caças e demais aeronaves dos EUA e do Japão participaram em mais um exercício na região
Por André Magalhães Publicado em 16/05/2022, às 08h35
Os Estados Unidos e o Japão realizaram em conjunto realizaram em conjunto um treinamento aéreo com aeronaves de ambos os países. O exercício Beverly Sunrise 22-04 aconteceu entre os dias 7 a 13 de maio, nas bases aéreas japonesas de Misawa e Yokota
Entre as aeronaves participantes estavam:16 caças F-16MC Fighting Falcon, um EA-18G Growler, um C-12 Huron, e um P-8 Poseidon. Já do lado japonês foram 12 caças F-35A Lightning II, dois E-2C Hawkye e um CH-47 Chinook.
O Beverly Sunrise teve por objetivo treinar as capacidades de cada força de maneira integrada em uma área de grande interesse e tensão, o Indo-Pacífico.
"O objetivo da demonstração de capacidades foi mostrar as capacidades de defesa da aliança EUA-Japão, fortalecer as operações conjuntas e bilaterais e impedir uma série de ameaças de concorrentes estratégicos”, Jesse J. Friede, coronel da Usaf.
O Japão é um dos mais importantes aliados dos Estados Unidos, principalmente no campo milita, tanto que existem aeronaves norte-americanas em território japonês que ficam de pronto alerta para eventuais missões reais.
Mesmo a atenção do mundo estar focada na Rússia e Ucrânia, a Ásia também é palco de tensões diplomáticas e militares. A China faz constantes atividades militares que incomodam não só o Japão e os EUA, mas também a ilha de Taiwan.