Administração Nacional de Segurança Nuclear vai usar os novos helicópteros para monitorar ameaça atômica
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 16/03/2022, às 15h45
A Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) dos Estados Unidos adquiriu dois helicópteros da italiana Leonardo para apoiar o gerenciamento de emergência em caso de desastre.
Foram encomendados dois biturbinas médios AW139, que terão configuração para a busca e resgate (SAR) e evacuação de emergência.
O acordo que estava sendo negociado antes mesmo da escalada da crise com a Rússia tem como objetivo ampliar a capacidade da NNSA em responder ameaças envolvendo energia atômica, incluindo atentados com a chamada bomba suja, onde um artefato nuclear é detonado e emite apenas radiação e poeira radioativa, sem causar danos por explosão.
Os helicópteros, que devem ser entregues em 2024, terão dois objetivos principais na NNSA: Missões SAR em grandes eventos, como o Super Bowl, e suporte a chamada topografia de desastres. Os AW139 serão equipados com diversos sensores que transmitirão as informações em tempo real para as unidades da Segurança Nuclear localizadas na Base Aérea de Andrew, em Maryland e no aeroporto de Henderson, em Nevada.
Os AW139 contam com recursos de segurança e capacidade de desempenho que permitem operar mesmo em ambientes hostis e com ameaça de vazamento de energia atômica, ampliando a capacidade de resposta da NNSA.
A Leonardo Helicopters conta com uma unidade de produção nos Estados Unidos, localizado na Filadélfia, destinado a atender as demandas da aviação de asas rotativas no país, seja no segmento executivo, governamental ou militar.
“Este contrato com a NNSA fortalece ainda mais nosso relacionamento com o governo dos EUA”, disse Clyde Woltman, presidente da Leonardo Helicopters USA. “Estamos ansiosos para entregar mais aeronaves para ajudar na segurança dos Estados Unidos”.
A Força Aérea dos EUA (Usaf, na sigla em inglês) apresentará em breve o Boeing MH-139, que tem como base o AW139 para substituir a frota dos veteranos e lendários Bell UH-1N.