AH-64E receberá uma série de melhorias e deverá voar ao menos até 2040
Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação Publicado em 21/08/2019, às 15h00 - Atualizado às 16h16
O Pentágono anunciou que concedeu ao Exército dos Estados Unidos a autorização para formalizar o contrato de modernização dos helicópteros de ataque AH-64E Apache Guardian, em acordo avaliado em US$ 155 milhões.
A melhoria envolve trabalhos de modernização de sistemas e célula, com previsão para ser concluído até o final de 2022. O AH-64E é uma versão atualizada e mais moderda na versão D, que foi projetada para ampliar a confiabilidade e letalidade do modelo, incluindo melhorias de potência e confiabilidade geral.
Os Estados Unidos deverão operar os atuais Apache Gardian até meados de 2040, mantendo as aeronaves como seu principal helicóptero de ataque. O modelo só deverá ser substituído após a conclusão do programa FVL (Future Vertical Lift), que prevê um helicóptero multifunção de nova geração. Todavia, o desenvolvimento do programa tem enfrentado atrasos e nenhum modelo final foi escolhido pelos militares, o que deverá ocorrer apenas na próxima década.
Os Apache continuam sendo a linha de frente do exército norte-americano em ações de ataque, especialmente contra forças rebeldes, na atual guerra contra grupos ligados ao terrorismo internacional.