Coincidência de um festival levou a Patrouille Suisse se equivocar com local correto da apresentação
Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação Publicado em 10/07/2019, às 00h00 - Atualizado às 00h07
A equipe de demonstração aérea da força aérea suíça realizou um sobrevoou na cidade errada, localizada pouco mais de 6 km a oeste da cidade onde deveriam se apresentar. O equívoco ocorreu no último domingo (7), quando a Patrouille Suisse realizou uma passagem na cidade de Mümliswil, onde coincidentemente ocorria um festival de música.
A localidade correta era Langenbruck, onde nasceu o aviador Oskar Bider, que completou 100 anos de sua morte. O pioneiro piloto foi o primeiro a sobrevoar os Alpes em 1913, quando tinha apenas 22 anos. O esquadrão deveria homenagear Bilder em uma cerimônia que havia sido agendada previamente.
Segundo o Ministério da Defesa da Suíça, o equívoco ocorreu em virtude do 31º Northwest Yodelling Festival, que acontecia na cidade vizinha. Ao ver a estrutura montada, o líder do esquadrão mudou o curso das aeronaves, acreditando ser ali o local do evento.
Embora o problema não tenha passado de uma apresentação em local errado, os participantes do festival de música aprovaram a inesperada apresentação.
A Patrouille Suisse utiliza os veteranos caças F-5 em suas exibições aéreas, que exigem maior atenção a navegação, visto que não contam com sofisticados sistemas como GPS.