A Fumaça iniciou neste mês sua agenda de demonstrações 2023 com dois novos pilotos
Por André Magalhães Publicado em 24/03/2023, às 19h25
A Esquadrilha da Fumaça inicia 2023 com novidades na cabine: dois novos pilotos ingressaram no time após um intenso treinamento.
Na posição de número dois, o capitão Filipe Pereira Santos assume a posição após concluir o Curso Operacional de Demonstração Aérea (PODA), o qual foi ministrado pelo também capitão, André Mayer Fontoura, que já faz parte da equipe e, junto com o novo aviador, revezará a posição nas demonstrações. Com excessão do número 1, todas as demais posições são formadas por dois pilotos.
“Quando a gente é criança e vê os aviões voando, parece um sonho muito distante. E vendo hoje um avião do EDA com meu nome foi muito emocionante, ainda mais realizando este sonho na presença de meus familiares”, disse Filipe Pereira.
Outro novato no seleto grupo de aviadores da Força Aérea Brasileira é o capitão João Bernardo Costa Neves, que assumiu o cargo de piloto de número 3.
"Hoje não era dia para chorar, eu queria ver e registrar tudo! Vou deixar este momento para quando eu me ajoelhar e agradecer a Deus”, ressaltou João Bernardo
Também há novidades para o capitão Vinícius Moreno, já membro do time, que agora ocupa o cockpit do número 7, o isolado.
A Esquadrilha da Fumaça inicou na sexta-feira (17) sua agenda de demonstrações, sendo a primeira na cidade de Telêmaco Borba, no Paraná. As duas outras cidades que receberam os sete A-29 Super Tucano também foram no estado paranaense, são elas Paranaguá e Pinhais, nos dias 18 e 19, respectivamente.