Especialistas discutem implementação de identidade digital na aviação

Segundo a IATA, há a necessidade urgente de implementar tecnologias de identidade digital para aprimorar a segurança e a eficiência operacional da aviação

Por Marcel Cardoso Publicado em 20/03/2025, às 09h22

A integridade de documentos, confiança global e eficiência operacional são alguns dos benefícios da medida - Divulgação

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) disse que há a necessidade urgente de implementar tecnologias de identidade digital para aprimorar a segurança e a eficiência operacional da aviação.

O posicionamento foi apoiado por autoridades governamentais e especialistas do setor durante a Sydney Leaders Week, evento organizado pela Qantas e que conta com representantes da Austrália, Canadá, China, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. Os especialistas presentes na conferência enfatizaram a integridade de documentos, confiança global e eficiência operacional como benefícios da medida.

"A cooperação global contribui para a segurança dos voos. A adoção de padrões de credenciais verificáveis e identificadores descentralizados é o próximo passo natural para reforçar a segurança, a confiança e a eficiência", disse Nick Careen, vice-presidente sênior de operações e segurança da IATA.

Os líderes de segurança da aviação destacaram quatro estratégias essenciais para que os governos promovam a transformação digital do setor:

  1. Incorporação de tecnologias de CV e IDD: Integrar essas tecnologias às estruturas de segurança nacionais e internacionais, alinhadas ao Anexo 17 da OACI e aos Programas de Segurança do Operador de Aeronaves (AOSP).

  2. Priorização dos casos de uso de identidade digital: Integrar soluções de identidade digital da aviação às estratégias digitais nacionais.

  3. Investimento em capacitação: Alocar recursos para qualificação de profissionais e infraestrutura necessária.

  4. Engajamento dos grupos de interesse: Promover conscientização e adoção das soluções de identidade digital no setor.

Atualmente, a IATA lidera a iniciativa One ID, que promove padrões de identidade digital globalmente interoperáveis e permite que passageiros verifiquem documentos de viagem antes do embarque e utilizem reconhecimento biométrico nos aeroportos, substituindo documentos físicos. 

Além disso, a entidade avança com o Aviation Security Trust Framework, que busca alinhar regulação, colaboração intersetorial e infraestrutura para viabilizar os benefícios da identidade digital na aviação global.

Iata segurança aérea OACI Transformação Digital aviação global identidade digital na aviação biometria na aviação credenciais verificáveis One ID identificadores descentralizados

Leia também

IATA destaca prioridades para o futuro da aviação no Simpósio Mundial de Dados
Lançado curso de transporte aéreo de produtos farmacêuticos em português