Relatório preliminar aponta erro de piloto como causa do acidente da Jeju Air. Desligamento incorreto de motor levou à queda do Boeing 737-800 em Muan
Por Marcel Cardoso Publicado em 22/07/2025, às 14h57
O desligamento incorreto de motor por parte de um dos pilotos pode ter sido a causa principal do acidente envolvendo um Boeing 737-800 da Jeju Air que matou 179 pessoas em 29 de dezembro de 2024, durante pouso no aeroporto internacional de Muan, na Coreia do Sul.
A conclusão consta no relatório preliminar divulgado hoje (22), pela Comissão de Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários do país.
Segundo o órgão, o Boeing 737-800 atingiu aves durante a aproximação, danificando gravemente o motor direito. No entanto, o capitão teria ordenado o desligamento do motor número dois e ativado o extintor de incêndio no motor esquerdo — que não apresentava falhas —, levando à perda total de potência e ao subsequente impacto da aeronave contra uma barreira de concreto além da pista.
As gravações da cabine e os dados de voo confirmam que o erro ocorreu sob alta pressão. O motor esquerdo, em boas condições antes da falha, foi desativado erroneamente. Já o motor direito, afetado pela colisão com aves, deixou de funcionar por dano mecânico. A aeronave não teve capacidade de sustentar voo e não houve acionamento do trem de pouso antes do impacto.
Durante reunião realizada no último sábado (19), com os familiares das vítimas, a comissão de investigação apresentou suas conclusões, que foram amplamente rejeitadas. Representantes das famílias criticaram a ênfase no erro humano e exigiram acesso integral aos dados do gravador de voo e de voz da cabine, ainda não divulgados pela comissão.
A pressão levou à suspensão da conferência de imprensa e à retirada do comunicado oficial pelo órgão. A Associação de Pilotos da Aviação Civil da Coreia também se manifestou contra o relatório, alegando que ele desconsidera falhas sistêmicas, como a possível negligência da Korea Airports Corporation e de autoridades aeronáuticas, atualmente sob investigação policial.
Apesar da contestação, fontes próximas à investigação sustentam que os dados sustentam a tese do erro do piloto. A análise continuará, com foco em protocolos de treinamento e resposta a emergências. O relatório final ainda não tem data de divulgação.