Envio de caças para a Ucrânia se tornou um processo complicado

Autoridade da União Europeia havia confirmado informação, mas processo de envio das aeronaves é bastante complicado

Por André Magalhães Publicado em 01/03/2022, às 10h30

Os já veteranos Su-27 Flanker são os mais avançados da força aérea ucraniana - Divulgação

Na semana passada foi divulgado que alguns países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estariam negociando com a Ucrânia o envio de caças para reequipar a força aérea do país.

Deste quinta feira (24) a Ucrânia está em um intenso conflito com a Rússia e sofrendo perdas de equipamentos. A própria força aérea ucraniana estava bastante obsoleta, operando caças Su-27 e MiG-29 de primeira geração e sem atualizações importantes.

Devido a frota de caças em serviço na Ucrânia, composta por heranças soviéticas como o Su-27, MiG-29, Su-25 e Su-24, o mais provável é que países que utilizam algumas destas aeronaves repassem seus aviões aos uranianos. Estes países seriam: Polônia, Bulgária e Eslováquia.

Nesta segunda-feira (28), alguns posts em redes sociais alegaram que cerca de 70 caças seriam enviados à Ucrânia. Inclusive deputada ucraniana Galina Tretyakova publicou quais seriam os modelos confirmados para serem recebidos pelo país.

Outro post informou que que pilotos ucranianos estão na Polônia avaliando as aeronaves militares. Após algum tempo a deputada Galina Tretyakova deletou suas postagens.

+70 літаків для української армії!

Наші партнери передають нам Міг-29 та Су-25!

Болгарія (Міг-29) - 16 шт
Болгарія (Су-25) - 14 шт
Польща (Міг-29) - 28 шт
Словаччина (Міг-29) - 12 шт

🔞Новини Збройних сил 🇺🇦 https://t.co/jgrlh3Vmni

— Верховна Рада України (@verkhovna_rada) February 28, 2022

Entretanto, o envio dos aviões de combate para Kiev parece ainda não estar certo. Um porta-voz da União Europeia disse que o repasse das aeronaves ainda não havia sido aprovada.

Contrapontos

Essa suposta frota de 70 aeronaves também é questionada pela dificuldade dos países da Otan em transferir uma parte significativa de sua frota. Além de reduzir imediatamente a força aérea desses países, e os novos caças prometidos para alguns deles, com destaque dos novos F-16V Block 70, está longe de ocorrer.

Oh my: Per EU spox, EU has NOT yet made the decision to send fighter jets. Ukraine has made a request that’s not (yet) granted. https://t.co/czEo6Y3yjA

— Alex Ward (@alexbward) February 28, 2022

Contudo, mesmo que alguns caças sejam repassados para a Ucrânia, outro problema vem à tona. Como estes aviões vão cruzar a fronrteira e de onde vão operar no conflito.

The result of a missile attack on the airbase in Ivano-Frankivsk
MiG-29 VZ fighters Of Ukrainian Air Force, Worth Approximately 6.2Bl $ destroyed or damaged.
.
.#Kyiv #Kiev #Ukraine#UkraineRussiaWar pic.twitter.com/GmmEl8F7vZ

— RussiaUkraineNewsUpdates (@Akhokhar333) February 27, 2022

Devemos levar em consideração que militares russos estão em território ucranianos e já atacaram e destruíram diversas bases aéreas do país.

Todavia, outros armamentos importantes estão sendo repassados, como mísseis antitanque, antiaéreo e várias outras armas portáteis. Os Estados Unidos aprovaram um pacote milionário para suporte de armamento para a Ucrânia.

notícias de aviação avião aviação Rússia Caças Sukhoi F-16 Ucrânia guerra su-27 Aeronaves Su-25 MiG-29

Leia também

União Europeia pode enviar caças para reequipar a Força Aérea da Ucrânia
"O Fantasma de Kiev" o suposto piloto da Ucrânia que está abatendo caças russos