Empresa polonesa fornecerá logística para novos helicópteros

Polônia vai adquirir 32 helicópteros AW149 que serão produzidos no país

Por André Magalhães Publicado em 04/07/2022, às 12h25

AW149 será usado pela Polônia em uma série de missões militares - Leonardo

A empresa polonesa PZL-Świdnik, pertecente a italiana Leonardo, será a responsável por grande parte do contrato de compra de 32 helicópteros multifunção AW149, estimado em US$ 1,81 bilhão (R$ 9,56 bilhões) do Ministério da Defesa da Polônia.

A PZL-Świdnik deverá fornecer a parte logística, treinamentos e simuladores, incluindo ainda a gerência de todo o estoques de peças de reposição e consumíveis, além de equipamentos para auxiliar na movimentação em terra dos helicópteros.

Porém, o ponto mais importante do contrato prevê que a empresa realize a montagem local dos helicópteros.

Já o pacote de treinamentos e simuladores inclui a instrução abrangente para pilotos e pessoal técnico e a entrega de um conjunto de simuladores avançados e outras ferramentas para a aprendizagem dos aviadores.

A entrega das aeronaves está prevista para ocorrer entre os anos de 2023 e 2029, com novos AW149 tendo como propósito inicial a substituição dos antigos helicópteros Mi-2 de fabricação soviética.

Os AW149 irão desempenhar funções em três áreas: suporte de combate/treinamento avançado de aeronáutica; missões de comando e controle; e variante de reconhecimento/EW.

 

aeronave notícias de aviação avião aviação Itália Leonardo Helicópteros Polônia AW149 PZL-Świdnik

Leia também

Vídeo de acidente com MV-22 Osprey repercute na internet
Caças F/A-18 Hornet dos EUA chegam à Polônia para reforçar forças da Otan