Empresa espanhola assumiu gestão do segundo maior aeroporto do Pará

Aeroporto de Santarém, no interior do Pará, passa a ser administrado pela empresa espanhola Aena

Por Wesley Lichmann Publicado em 27/11/2023, às 10h40

Aeroporto de Santarém tem capacidade para até 1,83 milhões de passageiros por ano - Infraero

A Aena assumiu hoje (27), a gestão do aeroporto de Santarém, no Pará, arrematado por R$ 2,45 bilhões em um bloco com mais dez outros terminais em agosto do ano passado.

O aeroporto de Santarém é o terceiro de quatro terminais que serão administrados pela Aena no interior do estado da região Norte do país, incluindo Marabá, Parauapebas e Altamira.

O voo Latam 3840, proveniente de Brasília, foi o primeiro atendido pela nova administradora, enquanto um Boeing 737 MAX 8 da Gol realizou a primeira decolagem, com destino a Manaus, no Amazonas.

Entre as melhorias previstas está a ampliação do terminal de passageiros, passando de 1.300 m² para 4.400 mil m², e do pátio principal que terá posição para até oito aeronaves da categoria C.

A pista de pousos e decolagens (10-28), ganhará áreas de escape, (RESA, na sigla em inglês), em ambas as cabeceiras, além da instalação de um Indicador de percurso de aproximação de precisão (PAPI) na cabeceira 28 e da relocação do auxílio na cabeceira oposta.

De acordo com a Aena, as obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026. O anteprojeto será apresentando ainda este ano à Angência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

No acumulado do ano até outubro, o aeroporto de Santarém foi responsável pelo transporte de 350 mil passageiros. No ano passado, cerca de 415 mil embarques e desembarques foram realizados.

Ao fim do processo de transição de concessão, a Aena será responsável pela gestão de dezessete equipamentos, em nove estados, controlando 20% do tráfego de passageiros no país.

movimento Aeroportos Investimento passageiros Concessão Gestão Pará Obras Aena Brasil Capacidade Aeronaves Ampliação Santarém terminal de passageiros AENA

Leia também

Aeroporto de Uberlândia dobrará sua capacidade
Marcelo Bento, da Aena Brasil, conta os planos para o aeroporto de Congonhas