Aeroporto de Santarém, no interior do Pará, passa a ser administrado pela empresa espanhola Aena
Por Wesley Lichmann Publicado em 27/11/2023, às 10h40
A Aena assumiu hoje (27), a gestão do aeroporto de Santarém, no Pará, arrematado por R$ 2,45 bilhões em um bloco com mais dez outros terminais em agosto do ano passado.
O aeroporto de Santarém é o terceiro de quatro terminais que serão administrados pela Aena no interior do estado da região Norte do país, incluindo Marabá, Parauapebas e Altamira.
O voo Latam 3840, proveniente de Brasília, foi o primeiro atendido pela nova administradora, enquanto um Boeing 737 MAX 8 da Gol realizou a primeira decolagem, com destino a Manaus, no Amazonas.
Entre as melhorias previstas está a ampliação do terminal de passageiros, passando de 1.300 m² para 4.400 mil m², e do pátio principal que terá posição para até oito aeronaves da categoria C.
A pista de pousos e decolagens (10-28), ganhará áreas de escape, (RESA, na sigla em inglês), em ambas as cabeceiras, além da instalação de um Indicador de percurso de aproximação de precisão (PAPI) na cabeceira 28 e da relocação do auxílio na cabeceira oposta.
De acordo com a Aena, as obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026. O anteprojeto será apresentando ainda este ano à Angência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
No acumulado do ano até outubro, o aeroporto de Santarém foi responsável pelo transporte de 350 mil passageiros. No ano passado, cerca de 415 mil embarques e desembarques foram realizados.
Ao fim do processo de transição de concessão, a Aena será responsável pela gestão de dezessete equipamentos, em nove estados, controlando 20% do tráfego de passageiros no país.