Aeroporto de Ponta Porã, na fronteira do Brasil com o Paraguai, passou a ser administrado pela Aena Brasil
Por Marcel Cardoso Publicado em 07/11/2023, às 07h07 - Atualizado às 13h25
A Aena Brasil assumiu hoje (7), a administração de seu segundo aeroporto no Mato Grosso do Sul, em Ponta Porã, na fronteira do Brasil com o Paraguai.
O terminal (PMG) foi inaugurado em março de 1955 e é voltado para o turismo de negócios e para passeios ecológicos. Desde outubro de 1980, ele era administrado pela Infraero e foi incluído na sétima rodada de concessões aeroportuárias, cujo leilão aconteceu em agosto de 2022.
A concessionária planeja uma ampliação do terminal de passageiros que irá triplicar a área total, passando dos atuais 800 m² para 2.600 m². Além disso, serão construídas áreas de segurança no final da pista, em ambas as cabeceiras, três posições de estacionamento de aeronaves tipo C no pátio. O anteprojeto será entregue à ANAC até o início de dezembro e as obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.
Atualmente, o aeroporto recebe um voo diário de Campinas (VCP) pela Azul Linhas Aéreas, operado pelo Embraer E195.
Outros sete aeroportos passarão a ser controlados pela Aena Brasil, ainda em novembro: Corumbá (CMG), no Mato Grosso do Sul; Uberaba (UBA) e Montes Claros (MOC), em Minas Gerais; e Marabá (MAB), Carajás (CKS), Santarém (STM) e Altamira (ATM), no Pará.