Empresa espanhola assumiu aeroporto na fronteira com o Paraguai

Aeroporto de Ponta Porã, na fronteira do Brasil com o Paraguai, passou a ser administrado pela Aena Brasil

Por Marcel Cardoso Publicado em 07/11/2023, às 07h07 - Atualizado às 13h25

O aeroporto recebe voos diários da Azul Linhas Aéreas e fica a poucos metros da fronteira com o país vizinho - Infraero/Divulgação

A Aena Brasil assumiu hoje (7), a administração de seu segundo aeroporto no Mato Grosso do Sul, em Ponta Porã, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

O terminal (PMG) foi inaugurado em março de 1955 e é voltado para o turismo de negócios e para passeios ecológicos. Desde outubro de 1980, ele era administrado pela Infraero e foi incluído na sétima rodada de concessões aeroportuárias, cujo leilão aconteceu em agosto de 2022.

 

A concessionária planeja uma ampliação do terminal de passageiros que irá triplicar a área total, passando dos atuais 800 m² para 2.600 m². Além disso, serão construídas áreas de segurança no final da pista, em ambas as cabeceiras, três posições de estacionamento de aeronaves tipo C no pátio. O anteprojeto será entregue à ANAC até o início de dezembro e as obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Atualmente, o aeroporto recebe um voo diário de Campinas (VCP) pela Azul Linhas Aéreas, operado pelo Embraer E195.

Outros sete aeroportos passarão a ser controlados pela Aena Brasil, ainda em novembro: Corumbá (CMG), no Mato Grosso do Sul; Uberaba (UBA) e Montes Claros (MOC), em Minas Gerais; e Marabá (MAB), Carajás (CKS), Santarém (STM) e Altamira (ATM), no Pará.

Azul Aeroporto Campinas Ponta Porã Mato Grosso do Sul Paraguai Aena Brasil Fronteira PMG

Leia também

Empresa espanhola assume gestão do aeroporto de Congonhas
Empresa espanhola assume aeroporto no interior de MG