Coreia é mais um dos países selecionados pela FAB para utilizar o Centro Espacial de Alcântara no Maranhão
Por André Magalhães Publicado em 03/10/2022, às 09h55
A empresa sul-coreana Innospace assinou com a Força Aérea Brasilera (FAB) um contrato que permite o lançamento de veículos espaciais a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.
O acordo assinado na semana passada, contou com a presença do comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, o embaixador sul-coreno no Brasil, Lim Ki-Mo e o CEO da Innospace, Soo Jong Kim, entre outras autoridades civis e militares.
O referido contrato faz parte do Edital de Chamamento Público nº 02/2020 da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020 e possuiu uma vigência de cinco anos. O projeto visa viabilizar financeiramente o uso do centro espacial brasileiro, que por várias décadas teve uma atividade praticamente inexistente.
A AEB planeja usar os novos recursos para desenvolver as bases para formação de um polo espacial no Brasil, que deverá contar com o apoio da iniciativa privada.
"Hoje é um grande dia. Obrigado por todo o apoio e pela grande oportunidade. Estamos realizando um grande voo comercial”, disse Soo Jong Kim, CEO Innospace.
Outras empresas que já haviam sido selecionadas para operações no Brasil são a Hyperion, Orion AST e a Virgin Orbit, sendo que a última utiliza um Boeing 747 para lançar seus foguetes.