Empresa espacial da Coreia usará o Centro Espacial de Alcântara

Coreia é mais um dos países selecionados pela FAB para utilizar o Centro Espacial de Alcântara no Maranhão

Por André Magalhães Publicado em 03/10/2022, às 09h55

Reagião é favorável a certos tipos de lançamentos espaciais - FAB

A empresa sul-coreana Innospace assinou com a Força Aérea Brasilera (FAB) um contrato que permite o lançamento de veículos espaciais a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.

O acordo assinado na semana passada, contou com a presença do comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, o embaixador sul-coreno no Brasil, Lim Ki-Mo e o CEO da Innospace, Soo Jong Kim, entre outras autoridades civis e militares.

O referido contrato faz parte do Edital de Chamamento Público nº 02/2020 da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020 e possuiu uma vigência de cinco anos. O projeto visa viabilizar financeiramente o uso do centro espacial brasileiro, que por várias décadas teve uma atividade praticamente inexistente.

A AEB planeja usar os novos recursos para desenvolver as bases para formação de um polo espacial no Brasil, que deverá contar com o apoio da iniciativa privada.

"Hoje é um grande dia. Obrigado por todo o apoio e pela grande oportunidade. Estamos realizando um grande voo comercial”, disse Soo Jong Kim, CEO Innospace.

 Outras empresas que já haviam sido selecionadas para operações no Brasil são a Hyperion, Orion AST e a Virgin Orbit, sendo que a última utiliza um Boeing 747 para lançar seus foguetes.

FAB Brasil Coreia do Sul 747 espaço Maranhão Alcântara Espacial Virgin OrbitBoeing Hyperion Orion AST Innospace

Leia também

FAB assina contrato com empresa canadense para lançamentos espaciais
Virgin Orbit vai operar na base de Alcântara, no Maranhão