Empresa de baixo custo chilena triplicará número de rotas em maio

JetSmart espera voar para catorze destinos no Chile após maior controle da pandemia

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 06/05/2020, às 14h20 - Atualizado às 14h32

Empresa chilena acredita que crise será de curto prazo e afirma que ainda assim será necessária ajuda financeira ao setor

A chilena JetSMART deverá ampliar em maio o número de rotas atendidas no Chile, passando das atuais cinco para um total de 14 destinos. O objetivo é estender os serviços após a expectativa de um relaxamento nas medidas de isolamento social.

A medida é a primeira relacionada ao aumento de rotas após a decisão de continuar voando, mesmo que de maneira limitada, durante o mês de abril visando manter a conectividade aérea em todo o Chile.

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“Desde o início da crise, continuamos conectando o país e transportamos mais de 62.000 passageiros no mercado interno em 45 dias ”, disse Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART. A retomada dos voos na América do Sul dependerá de uma série de medidas adotadas pelos países da região, mas a empresa afirmou que os voos para Lima, Trujillo, Buenos Aires, Bogotá e Cali serão reiniciados assim que possível.

“Continuamos nos mobilizando para atender aqueles que não podem parar, que precisam chegar a seu destino. Estaremos lá para apoiá-los. A aviação é um serviço essencial, principalmente em um país extenso como o Chile”, acrescentando Ortiz.

A companhia também acredita que a crise, embora sem precedentes, terá uma curta duração e permitirá a retomada das atividades do setor aéreo. Todavia, destaca a necessidade de medidas de apoio governamental à aviação comercial, podendo inclusive flexibilizar o pagamento de taxas obrigatórias.

"Acredito que esta é uma crise muito aguda e profunda, mas também de curto prazo. Nessa perspectiva, ainda que o impacto da atual crise dure até o final de 2020 e parte de 2021, não altera nossos planos de longo prazo. A oportunidade de criação de mercado e de valor ainda é válida”, afirmou Ortiz. “Os governos da região podem optar por medidas razoáveis e práticas, como, por exemplo, estender o prazo de pagamento de taxas aeronáuticas ou IVA, o que permitiria fornecer liquidez vital em curto prazo, sem nenhum custo para o Estado”.

A jetSMART, assim como outras empresas aéreas sul-americanas dispõem de uma situação menos dramática quando comparado a empresas europeias ou asiáticas, regiões que sofreram restrições severas de viagens e em alguns casos de lockdown.

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