Falko encomendou 200 aeronaves de pouso e decolagem vertical
Marcel Cardoso Publicado em 11/01/2022, às 12h55 - Atualizado às 13h01
Primeiros eVtols serão entregues a partir de 2026 | Foto: Embraer/Divulgação
A Eve, subsidiária da Embraer, e a Falko Regional Aircraft Limited, empresa que atua no ramo de leasing de aeronaves comerciais regionais, anunciaram, nesta terça-feira (11), uma carta de intenções que contempla um pedido potencial de 200 aeronaves de decolagem e pouso vertical elétrico (eVtol), além de uma parceria comercial para o desenvolvimento de uma uma rede de operadoras destas aeronaves, em apoio às missões de mobilidade aérea urbana.
Novo caça F-16V da força aérea de Taiwan cai no mar durante treinamento
Ela começará com um grupo de trabalho para colaborar com os operadores existentes da Falko no desenvolvimento inicial de rotas onde as aeronaves podem ser implantadas em mercados primários de utilização. Além disso, também serão introduzidos o software de gerenciamento de tráfego aéreo de última geração, capacidades de serviços e atendimento às operações de frota para criar uma malha aérea dimensionada e segura para cada operador da Falko que utilizar os eVtols.
“Acreditamos firmemente nas perspectivas do mercado de eVtols e que a Eve, com o apoio da experiência da Embraer na fabricação, certificação e suporte de aeronaves, será uma das líderes deste mercado”, afirma o CEO da Falko, Jeremy Barnes.
A expectativa é de que as primeiras unidades fabricadas pela Eve comecem a ser entregues em 2026.