AEL Sistemas apresentou durante a BID um novo sistema de cockpit para o Embraer A-29 Super Tucano
Por Gabriel Benevides Publicado em 04/12/2024, às 19h22
A empresa brasileira AEL Sistemas, subsidiária da israelense Elbit Systems, apresentou na 8ª mostra BID Brasil, uma nova atualização de cockpit para o Embraer A-29 Super Tucano. O pacote de atualização introduz uma nova tela de 20 polegadas de alta resolução e alterações significativas no painel de instrumentos.
O projeto surge em consonância da necessidade da FAB em atualizar a frota, que recentemente anunciou um programa de modernização conjunto com a Embraer para 68 aeronaves em 2025.
A FAB busca não só modernizar as capacidades tecnológicas do A-29 Super Tucano, mas também quer ampliar as possibilidades de treinamento dos pilotos para missões avançadas, servindo também como plataforma de treinamento para aeronaves supersônicas, a exemplo do F-39 Gripen.
AEL Sistemas presenta modernización para el A-29 Super Tucano #SuperTucano #AEL https://t.co/0FctEmA7lG pic.twitter.com/D5WqsRfn2L
— Pucara Defensa (@PucaraD) December 3, 2024
As novas atualizações incluem o reforço estrutural da aeronave, atualização dos sistemas aviônicos e de comunicação.
Designado como caça de ataque leve e treinamento avançado, o Embraer A-29 Super Tucano é amplamente utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2005 nas mais diversas missões.
Por ser um dos aviões mais versáteis da frota da FAB, o A-29 desempenha papéis cruciais em operações militares e de segurança, sendo amplamente empregado para missões de patrulha e vigilância de fronteiras, combate ao narcotráfico, treinamento de pilotos, tudo isso atrelado ao baixo custo operacional da aeronave.
O A-29 Super Tucano conta com mais de 260 unidades entregues e 570.000 horas de voo, sendo 60.000 horas em combate. Atualmente, dezoito forças aéreas já adquiriram o modelo.